Comprar seguidores pode levar seu Instagram para o buraco: descubra o porquê

Saiba como a “fórmula mágica” de comprar seguidores se transformou em um pesadelo para os usuários.




Mulher segurando uma plaquinha para comprar seguidores.



Me diga quantos amigos você tinha nos tempos de escola e eu te digo se você era popular ou não. Na verdade, não tenho essa resposta, mas é certo que quanto mais pessoas sabiam da sua existência naquela época, mais poder você tinha naquele ambiente, concorda?


A real é que a popularidade sempre foi muito disputada, e parece que na internet essa disputa ficou mais estratégica. Seguidores significam credibilidade, autoridade e, indiretamente, fazem dinheiro.


E se dão um retorno financeiro, por que não conseguir discípulos da maneira mais rápida: comprando?

Bom, continue lendo que vamos te explicar por que é melhor descartar esse atalho ou sair desse campo minado o quanto antes.


Comprar seguidores no Instagram: como funciona?


Existem várias formas diretas e indiretas de gerar lead através do Instagram, pois funciona como inspiração para descobrir os desejos dos clientes. Muitas dessas formas são:

• Links na bio;

• Otimização de descrição de perfil;

• Frequência de publicação;

• Criação de campanhas.


Dentro da plataforma Instagram, a quantidade de seguidores é sinônimo de bom ranqueamento do produto ou da pessoa. Ou seja, seu perfil está com boa visibilidade gerando cada vez mais likes e, consequentemente, mais dinheiro.

Por essa razão, muitas pessoas adotaram o hábito de ir pelo caminho mais fácil e pagam para aumentar essa visibilidade. Essa prática se constitui no ato de conectar-se às plataformas ilegais e pagar uma taxa referente a um determinado número de seguidores.


Pagando essa taxa, automaticamente o número de seguidores da rede começa a disparar em crescimento, o que gera mais “conversão". Mas será mesmo? Veja abaixo:


Cuidado com os atalhos!

Comprar seguidores pode te fazer perder dinheiro


A estrutura de automatização e criação desses possíveis seguidores arrecadados na compra é gerado através das conhecidas “Fazendas de likes”, em que milhões de pessoas estão conectadas 24 horas por dia na rede.

Neste caso, essas pessoas são caracterizadas como reais funcionários pagos para operar de forma manual no perfil do contratante. Entretanto, muito embora o funcionário seja real, os seguidores e curtidas adquiridos não são.

Tudo o que farão estando dentro do perfil é aquilo no qual foram pagos para fazer: apenas seguir. Não havendo no perfil:

• Reações;

• Interações;

• Compras de produtos;

• Aproximação entre cliente e vendedor (empresa, marca);

• Ranqueamento e monetização através de vendas dos produtos.


Ou seja, são apenas números. Não engajam e não vão comprar o que você tem a oferecer. É tipo um enfeite de balcão.


Utilizando este artifício, raramente o seu perfil terá comentários e likes em suas publicações, o que consequentemente vai gerar perda de alcance, já que o próprio algoritmo do Instagram reduzirá sua visibilidade por considerá-lo desinteressante.

Além disso, em muitos casos o perfil acaba perdendo a credibilidade entre os clientes. Acessar um perfil composto por pessoas falsas ou bots, levam a pensar que o produto e a marca também são falsos. Mas você pode estar pensando: como eles saberão que comprei seguidores? Pode ter certeza que é muito fácil identificar.

Afinal, qual a lógica de possuir mais de 10 mil seguidores e quase nenhuma curtida, comentário ou ser um perfil que não esboce nenhuma reação? Como 2 + 2 são 4, seu potencial cliente saberá o que "você fez no verão passado".

Por isso, antes de seguir esse atalho, é importante considerar se investir seu dinheiro em algo que não vai te trazer retorno e que ainda vai contra as diretrizes da rede é a melhor estratégia para o seu perfil, pois, sim, além de tudo você ainda estaria violando os termos de uso da plataforma Instagram.

E as consequências por violar esses termos e sendo desonesto com seu público são bem cruéis. Uma punição que você pode receber é cair no temido "shadowban", uma ação que pode afetar a entrega do conteúdo e até bloquear totalmente o seu perfil. É cair na zona do esquecimento, e isso pode ser irreversível.

Será que vale mesmo a pena arriscar sua autoridade nesse ambiente por conta de um status mascarado? Já que de forma geral sua recompensa real serão possíveis punições, bloqueios, perda de alcance e perda de dinheiro em troca de um volume apático no número de seguidores?

Mas então, o que fazer para ser popular de forma efetiva nessa rede?

Para conquistar seu público, existem outras formas mais orgânicas e baratas, como por exemplo, a frequência de produção de conteúdo de valor e a avaliação de métricas. Esse é o caminho do trabalho duro, em outras palavras.


Criação de conteúdo de valor para Instagram: método 100% garantido de crescimento


Não tem para onde correr: produza para ser visto!

O aumento da frequência de postagem dentro do Instagram é fazer as pazes com o algoritmo. E para essa produção acontecer, é preciso primeiro saber para quem você comunica, no caso, sua persona.

Persona é tipo um personagem fictício do seu perfil. Mais específico que público alvo, ele é seu cliente em potencial. Munido com essa informação, você conseguirá fazer posts mais assertivos e bem direcionados, já que você entende as necessidades de quem está vendo e poderá satisfazê-lo.

Essa produção vai além de gritar para o maior número de pessoas que seu produto está em promoção. Vai além de uma propaganda repetitiva sobre o que você tem a oferecer. Trazer conteúdos que atraiam pessoas do seu nicho é essencial - o que chamamos de inbound marketing, ou marketing de atração.

Não adianta criar e esquecer a postagem. Você deve ser interativo, proativo, conversar com seu público, seja nos comentários do feed, story ou no direct, além de usar e abusar de ferramentas relevantes, como reels e enquetes, pois, assim, sua chance de viralizar aumenta. E de ser popular também.

Em suma, traga vida real ao seu perfil.

DÊ UMA INJEÇÃO DE ÂNIMO NA SUA CONTA!



Avaliação de métricas do Instagram: seja um Sherlock Holmes de comportamento


A Avaliação de métricas é uma das formas mais importantes de entender como os seguidores estão se comportando dentro da sua rede no Instagram.

Dessa forma, é possível avaliar e definir estratégias importantes para que consiga alcançar cada vez visibilidade e rentabilidade através da plataforma. É possível mensurar a performance de vários itens, tais como:

• Publicações;

Likes;

• Estatísticas de ranqueamento da conta;

• Impulsionamento da marca.


Por meio desses dados é possível fazer avaliações mais profundas e conhecer melhor para quem você está “vendendo o seu peixe”. O seu perfil comunica para um cliente em potencial, por isso você precisa entender o que o agrada e como ele se comporta na sua rede.


4 Principais métricas do Instagram e como se complementam no marketing digital


As métricas são derrubadas quando você compra seguidores.


As métricas do Instagram são inúmeras. Para monitorá-las, é importante saber qual o objetivo principal daquele perfil.

Métricas de vendas, seguidores e análise de perfil do Instagram são algumas das mais utilizadas. Confira abaixo algumas das métricas mais comuns e como elas auxiliam no perfil da rede.


Métrica de seguidores


A análise referente às métricas de seguidores é a forma mais eficaz de avaliar e analisar informações sobre o perfil dos seguidores da rede.

Além disso, garante que, através dessas avaliações, o dono da rede possa se conectar e criar conteúdos mais direcionados para aquele publico em questão. As principais métricas de seguidores analisadas para a criação da persona são:

• Faixa etária;

• Localização;

• Gênero;

• Períodos de maior atividade.

Ou seja, na avaliação de métricas do Instagram, ter comprado seguidores pode ser avaliado como não sendo uma boa ideia.

Mesmo que a marca de seguidores seja demasiada alta, a interação deles dentro do perfil é inexistente, forçando o dono do perfil a criar estratégias mais agressivas ou até mesmo cancelar a compra dos seguidores.


Métricas do perfil


As métricas que são avaliadas no perfil do Instagram se referem à rede como um todo. São analisados os dados de desempenho do perfil completo: desde publicações à interações com os seguidores. Também podem ser analisados:

• Total de seguidores;

• Alcance do perfil na conta dos usuários;

• Impressões (vezes em que o perfil aparece no feed dos seguidores);

• Atividades dentro do perfil;

• Engajamento;

• Interação com o conteúdo postado;

• Visualizações de postagens;

• Conversão.

Através dessa avaliação, é possível entender se o perfil do Instagram é algo realmente interessante e se está chamando atenção entre os usuários.


Métricas de Feed


Apesar de já ser um tipo de métrica avaliado nas estatísticas referentes ao perfil como um todo, o Instagram ainda oferece essa opção de Avaliação de Métricas de Feed.

Essa avaliação, mais específica garante uma análise mais profunda das publicações e seus resultados. Principais dados analisados:

• Alcance das publicações;

• Impressão de cada postagem;

• Interação dos seguidores com os conteúdos do feed;

• Atividades realizadas dentro do perfil.

Diferente do que muitos pensam, a análise de métricas específicas referente aos conteúdos postados no feed são bem importantes.

Dessa maneira, é possível saber e entender quais são os conteúdos ali que despertam mais interesse entre o público.


Métricas de Stories


Dentro do Instagram, os stories são considerados um dos posts mais relevantes, o que na maioria das vezes garante um primeiro contato com os seguidores.

Sendo assim, conteúdos postados através dos stories são os que podem gerar um maior engajamento da marca, empresa ou pessoa.

Por isso, o monitoramento dessas métricas é um dos passos mais importantes para o desenvolvimento e engajamento do perfil, pois através dele são analisados:

• Alcance;

• Impressões;

• Interação com conteúdo.


Conclusão

Ufa! Se você chegou aqui, viu que são muitas informações e detalhes, não é mesmo?

Crescer e gerar autoridade não é um caminho fácil. Mas você já viu que nem sempre o rápido e fácil vale a pena, correto?

Um status pronto pode ser muito prejudicial para sua marca. Construir esse status que é a virada de chave para que você se torne referência.

O dinheiro pode até comprar números, mas não compra o interesse sincero da sua popularidade. Portanto, comece a construir tijolo por tijolo.

Se não sabe por onde começar, ou não tem tempo para uma especialização agora, conte com a Buenas para facilitar sua visibilidade. Nós automatizamos esse processo para você e assumimos a missão de transformar a sua conta tímida em uma máquina de vendas.

Clique em aqui e vamos conversar!

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo