top of page

BIO INSTAGRAM: como fazer uma descrição perfeita para o seu perfil


Imagem de fundo amarelo mostrando um celular na tela do Instagram da Buenas
Bio do Instagram Buenas Tá On

Nesse artigo vamos mostrar como fazer bio no Instagram é algo simples, mas que exige objetividade na hora de escrever.


O Instagram surgiu em 2010 com a proposta de ser uma rede social exclusiva para versão mobile. Será que naquela época já poderíamos imaginar que ele se tornaria uma das 10 maiores redes sociais do mundo?

Pois é, na pesquisa mais recente de 2022, dados apontam que o Instagram ocupa o 3º lugar entre as redes mais acessadas do mundo. E não podemos negar o fato de que ele mudou o nosso jeito de compartilhar momentos marcantes, a nossa rotina e até mesmo de fazer o networking de cada dia.

Mas não é só de fotos e vídeos que vive um perfil no Instagram, afinal, nem sempre uma imagem vale mais que mil palavras. Além das legendas que acompanham as publicações, no cabeçalho do perfil há espaço para escrever algo sobre você ou sua empresa: a bio.


O que é “bio”?

A palavra bio, no Instagram, está relacionada à biografia. As pessoas que visitam o seu perfil provavelmente estão interessadas em saber mais sobre você, o que faz, onde te encontrar e em quais lugares podem acompanhar o que você faz. E é na bio do instagram que essas informações devem brilhar, afinal, é uma das primeiras informações que vão aparecer sobre você.


O que colocar na bio do Instagram?

Vamos lá, é permitido inserir uma descrição com até 150 caracteres e mais um link. Isso mesmo que passou pela sua cabeça: o link da bio. Achou que é pouco espaço para falar sobre você? Veja pelo lado bom: dá para ser bem objetivo e quem sabe desenvolver um gatilho mental em quem está visitando o seu perfil.


Abaixo, separamos uma sequência inspiradora para criar a sua bio de Instagram (ALERTA DE SPOILER: a nossa é bem legal também!):


1. Netflix:

Algo interessante é que a bio da Netflix no Instagram está em harmonia com a marca e o jeito que ela interage com os seguidores nas redes.


2. Buenas Agência de Publicidade

Aproveita e já segue: @buenastaon


3. Nubank

Bem objetiva e gerou um gatilho de autoridade a fim gerar ação de clicar no link da bio


4. Sicredi:

Não tem problema ser um pouco mais longa, o importante é mostrar a sua essência


5. TikTok

Até o app vizinho tem uma bio. O TikTok é um grande concorrente de vídeos curtos que compete com o Reels.


Se sentiu inspirado com esses exemplos? Pois é, fazer uma bio é muito simples.


Para um perfil pessoal, experimente colocar:

· Idade

· Hobbies

· Profissão

· Cidade


Para um perfil profissional ou voltado para negócios, sugerimos:

· Slogan ou frase sobre a marca

· Chamada de Ação

· Link na bio (árvore de links)

Nas configurações do perfil, preencha as opções de contato (telefone, endereço e e-mail) e ative os botões de ação.


Otimização da bio com estratégias de SEO

“Ah, mas por que ter um bio toda bonitinha?” Além de ficar agradável, com as estratégias corretas você consegue ampliar o alcance do seu perfil no Instagram.

A otimização para motores de busca é tão relevante para site como para redes sociais, e o Instagram não fica fora dessa. Vamos praticar?


Você tem uma empresa de seguros:

- No nome do usuário (ou @) tente encaixar a palavra “seguros”;

- Na descrição da bio, insira novamente essa palavra-chave.

Pronto! Agora você já sabe como fazer uma bio de Instagram incrível!


Link na bio com árvore de links


Já que estamos falando bastante sobre o link na bio, um item muito importante para perfis profissionais, queremos mostrar para você como ele funciona e apresentar uma lista de sites com árvore de links.

O link na bio é uma URL que pode ser inserida abaixo da sua descrição. Ali você pode inserir um site, uma landing page, uma hotsite promocional, páginas em outras redes sociais... Ufa! As opções são infinitas.


Linktree Buenas Agência - BIO INSTAGRAM: como fazer uma descrição perfeita para o seu perfil.
Buenas Agência RD Station Link da Bio

Agora, imagina um cenário onde você pode colocar todos esses links dentro de um só? É tão perfeito como real. As árvores de links facilitam muito os perfis profissionais que querem levar o visitante para outro ambiente. Veja um exemplo:




Hoje temos muitos sites que oferecem esse sistema de árvore de links. Os mais usados são:

· Linktree

· Linkme.Bio

· Lnk.bio

Essas ferramentas são grandes aliadas para quem deseja estender o relacionamento com o público quente e são bem fáceis de configurar e atualizar.


Foto de Perfil

Ela é fundamental na composição do cabeçalho, mas por ser bem pequena, escolha uma foto com boa qualidade, de modo que seja fácil a identificação da sua pessoa ou marca.


Destaques do Instagram

Por último e não menos importante: os Destaques. Eles também compõem a bio do Instagram, são aquelas bolinhas personalizadas, onde você pode acrescentar mais informações sobre a sua rotina ou empresa. Veja:

imagem ilustrativa de destaque da bio do instagram
Destaqe do Instagram

Imagina com a gente: num perfil profissional, em cada seção dessa você pode especificar um produto, um evento, uma parceria, uma promoção e a criatividade pode ir longe aqui. Dá para personalizar a capa de acordo com a sua identidade visual e cada destaque pode ter até 100 stories!


Nos destaques é possível criar um conjunto sobre ações recorrentes. As fotos compartilhadas nos stories - e que somem após 24 horas - também podem ir para um destaque específico.


Há muitas maneiras de usar o Instagram a favor do seu negócio e até mesmo da sua imagem pessoal. O Social Media é um profissional que tem estratégias na manga para ajudar a alavancar o seu perfil, atrair seguidores e possíveis clientes.

Dê uma atenção especial para a sua bio, ela será a porta de entrada do seu Instagram e, muitas vezes, a primeira impressão para as outras pessoas. Seja original, objetivo e instigue o público a te conhecer melhor.


Cuidar das redes sociais é uma das funções que o time da Buenas Agência de Publicidade desempenha. Além de gerar conteúdo, os detalhes também recebem a sua devida atenção: a descrição da bio, a atualização frequente da árvore de links, os destaques e informações adicionais. Manter todos esses itens bem alinhados motiva ainda mais o interesse de quem está te vendo. Gostou do tema? Converse com a gente e encontre soluções para a sua marca ter destaque no universo digital.














18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page