Saiba por que usar o Reels do Instagram na sua empresa

Entenda como a concorrência entre TikTok e Instagram gerou mudanças relevantes que impactam diretamente nas estratégias digitais da sua empresa.


Homem tirando foto do cachorro.

Nos últimos anos o mercado foi tomado por uma avalanche de novas possibilidades dentro do marketing digital com o lançamento de novas plataformas, tecnologias e novidades, muitas novidades. É normal que as empresas se percam no meio desse turbilhão de mudanças.


Então, leia tudo com atenção e esteja pronto para atualizar suas estratégias digitais no Instagram.


Instagram x TikTok: a mudança começou no app vizinho.


O que era para ser uma rede social de registros fotográficos dos momentos do cotidiano tornou-se uma febre nos celulares do mundo inteiro. Mas essa história sobre o Instagram todo mundo já sabe. O que muitos ainda não sabem é por que tantas mudanças repentinas transformaram a principal rede social da atualidade em um show de vídeos curtos.


A resposta está no app vizinho, o gigante chinês TikTok. A briga é boa e vale uma explicação. Enquanto o Instagram crescia e se solidificava, surgia do outro lado do mundo o TikTok, bem na contramão do que o Instagram tinha como filosofia.


Resumindo: zero fotos e muitos vídeos.


A adesão em massa do público foi um indicativo de que existia uma ameaça clara ao reinado de Mark Zuckerberg.


Após perder uma boa fatia do mercado para o concorrente chinês, a resposta veio com o surgimento do IGTV, um formato que trouxe a possibilidade de publicações de vídeos com um tempo máximo, inicialmente, de 15 minutos para contas comuns e até 60 minutos para contas verificadas.


Em seguida, já em 2020, surgiu o Reels, com a proposta de trazer a dinâmica dos vídeos do TikTok para a plataforma do Instagram. E funcionou! Tanto que, na dúvida entre IGTV ou Reels, a plataforma não pensou duas vezes em desativar sua primeira aposta.


Com o novo formato do Reels vídeos curtos começaram a ser a nova aposta da plataforma, colocando seus algoritmos para trabalhar e entregar mais performance a esse tipo de conteúdo.


Entenda as funcionalidades e formatos do Instagram.


Agora que você já sabe a razão e história que deu origem ao formato Reels, vamos passear pelo app e trazer quais são os outros formatos e suas funcionalidades.


- Feed vídeo ou foto


- Story vídeo ou foto


- Reels vídeo


- Ao vivo transmissão em tempo real


Sabendo mais sobre os formatos e funcionalidades, agora evoluiremos para outro ponto. Com os vídeos curtos sendo a bola da vez, suas ideias precisam seguir essa tendência.


A questão é que se você não entender e acompanhar as mudanças do algoritmo, sua empresa estará fadada ao fracasso no Instagram. Seu alcance vai desmoronar, suas publicações serão praticamente invisíveis e todo o seu investimento será em vão. E quem está falando isso não somos nós, mas o chefe do Instagram, Adam Mosseri.


Por isso, preparamos dicas infalíveis para você.


Segredos Reels como usar para alavancar o alcance da empresa.


1. Faça vídeos que inspirem as pessoas com os seus produtos.


2. Chame a atenção do seu público nos primeiros três segundos.


3. Para editar, use ferramentas nativas do Reels: valem transições, filtros, aumentar a velocidade, músicas da biblioteca em alta etc.


No Reels tempo máximo é de 90 segundos, mas vale lembrar que quanto mais curto for o conteúdo, maior será a possibilidade da pessoa assistir por completo, pois a cada dia que passa a guerra pela atenção das pessoas está muito mais acirrada.


Entender que agora os vídeos têm mais relevância para a plataforma é só o primeiro passo para garantir a entrega das suas publicações na rede.


O segundo passo é tirar todos os preconceitos da frente na hora de produzir o conteúdo. Está mais do que ultrapassado falar que “só faz sucesso com vídeos quem faz dancinhas”. Sim, é verdade que esse conteúdo virou febre em ambas as plataformas, mas esse rótulo não cola mais como desculpa.

Duas meninas fazendo dancinhas do TikTok.

Com criatividade e visão estratégica é possível criar posts incríveis, capazes de prender a atenção do público e, principalmente, vender o seu produto. Assim, fica mais fácil provar sua relevância. Na busca por esse objetivo muitas marcas cometem erros absurdos, como a compra de seguidores, por exemplo. Um absurdo que pode custar caro no futuro.


Bom, se mesmo depois de todas essas informações e dicas você ainda estiver travado e com dúvidas de como usar o Reels, mande uma mensagem para o nosso time que teremos o prazer em trabalhar neste desafio com você.

Clique aqui e vamos conversar!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo