Gestor de tráfego: como anúncios podem aumentar seu faturamento


Gestor de tráfego: como anúncios podem aumentar seu faturamento - Blog Buenas


Um profissional é essencial para que sua estratégia no marketing digital alcance os resultados esperados. Vamos conhecer um pouco mais deste universo e entender a força que os anúncios publicitários refletem em sua marca.

Tempos atrás seria impensável que um anúncio no marketing digital aparecesse no exato momento em que um usuário estivesse buscando por tal assunto. É a inteligência artificial das ferramentas de tráfego atuando para divulgar seu negócio, algo muito comum e corriqueiro do nosso dia a dia.


Hoje essa rotina é parte integrante das estratégias de comunicação, aumentando seu faturamento através da criação destes anúncios, do uso adequado de palavras-chave, do patrocínio de posts das redes sociais e de diversas estratégias que podem ser utilizadas para que seu produto ou serviço seja mais visto pelo seu público-alvo.

Os anúncios são criados a partir da estratégia desenvolvida pelo gestor de tráfego e sua equipe, como particularidades de qual rede vai performar e qual formato se adequa melhor. Dentro desse cenário podemos analisar: alcance de anúncios, formatos de anúncios, performance de anúncio e opções de segmentação.


Estratégias que melhoram seu posicionamento


O uso adequado de palavras-chave é a técnica de SEO: Search Engine Optimization. Um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento do site nos principais buscadores, como o Google. As palavras-chave devem ser escolhidas de acordo com as pesquisas que são realizadas sobre seu produto/serviço. No momento em que uma pessoa faz uma busca de algo que consta em seu site - e o seu conteúdo esteja bem posicionado, produzido com as técnicas SEO corretamente –, sua página aparecerá nos primeiros resultados, permitindo que seu público-alvo encontre a sua marca com facilidade e antes de outras empresas. Palavra-chave de SEO tem o mesmo mecanismo de busca da rede de pesquisa: a pessoa procura por um termo, mas antes de aparecer os resultados orgânicos, os anúncios aparecem no topo da página, dando mais propensão de compra.


Um grupo de sites e apps relacionados à pesquisa em que seus anúncios podem ser exibidos é a busca de rede de pesquisa Google. Ao anunciar na rede de pesquisa, seu anúncio pode ser exibido próximo aos resultados quando o cliente procura termos relacionados a uma das suas palavras-chave. Por exemplo, você pesquisa por “como fazer festa de casamento com baixo orçamento” e anúncios que tenham a ver com esse assunto são mostrados para você, porque está relacionado a uma das palavra-chave.


Essas técnicas e estratégias de vendas on-line auxiliam a atuação do gestor de tráfego digital, já que posicionam melhor sua marca organicamente. Quando o tráfego é executado, o resultado é ainda melhor, já que sua marca está melhor posicionada no ambiente digital.


Uma outra possibilidade de estratégia para melhorar o posicionamento é o patrocínio de posts das redes sociais. É o tráfego com os próprios posts disponíveis nas plataformas sociais, que podem ser performados tanto da timeline como no formato de dark posts. Os posts da timeline são aqueles que aparecem na linha do tempo dos perfis das contas. Quando você entra em um perfil do Instagram, por exemplo, consegue ver e interagir com o conteúdo que está visível e fixo no feed. Já os chamados dark posts são posts que não aparecem nesta linha do tempo, são criados especificamente para o tráfego. Os anúncios possuem o formato de post, mas não ficam no feed da empresa, são utilizados apenas para performar.


Alguns formatos de posts possuem organicamente alcance e engajamento melhor do que outros, como o reels, que naturalmente tende a performar melhor que os demais formatos de postagens do Instagram, por exemplo.

A escolha dos formatos de mídia, qual plataforma utilizar e demais detalhes são apontados no momento do planejamento da estratégia, bem como os períodos de veiculação e a verba. A estimativa da verba é envolta por diversos fatores que vão desde o tipo de divulgação até como a marca do cliente atua no mercado. Esta estimativa é desenvolvida pelo gestor de tráfego e sua equipe e apresentada ao cliente.


Com apenas uma informação conseguimos identificar se vale a pena ou não investir em tráfego: aproximadamente 90% dos brasileiros pesquisam na internet antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Ou seja, vale muito a pena investir nos anúncios publicitários para dar uma forcinha na divulgação de determinado produto/serviço ou colocar sua marca em evidência.


Como os anúncios podem aumentar seu faturamento:

É preciso agregar valor à sua marca em todos os ambientes, inclusive no digital. Para que isso ocorra, é preciso estar presente nos diversos canais que se alinharem com sua estratégia, bem como testar novas estratégias sempre que surgir algo novo e que faça sentido para sua persona. Se posicionar como referência e desenvolver-se como autoridade no segmento de sua atuação também são essenciais para a construção da sua imagem neste universo on-line.


Para isso você contará com as estratégias de marketing digital, caminhando junto às novas estratégias e atualizações dos canais digitais que surgem todos os dias. Para que sua estratégia seja seguida e desempenhada com sucesso, é necessário que sua equipe acompanhe todas essas atualizações. Outro ponto importante é analisar os resultados e métricas obtidos para que os ajustes sejam feitos sempre que necessário.


Alguns canais digitais e técnicas que utilizamos são: as redes sociais, blogs, sites, otimização em SEO, estratégia de Inbound Marketing (ou marketing de atração, que procura entender as necessidades do seu cliente e oferecer possíveis soluções) e o tráfego, tanto pago quanto orgânico.


Tráfego orgânico: quando o cliente procura por determinado produto/serviço dentro do ambiente digital. Ele mesmo foi à procura, de forma orgânica. Para que sua marca seja encontrada com maior facilidade, é muito importante contar com boas construções textuais que contenham técnicas de SEO e utilizar bem as redes sociais.


Tráfego pago: é a entrega de conteúdo para públicos segmentados em forma de anúncios, banners, lista de e-mails, links patrocinados, entre outros. É o que nos mostra anúncios quando acessamos algum portal, rede social ou vemos um vídeo no Youtube, por exemplo. Os anúncios patrocinados são segmentados para determinado público de acordo com o objetivo da marca, podendo ser referente ao termo ao que se buscou ou outros fatores como idade, sexo ou localização.

Os anúncios que são desenvolvidos e feitos através do marketing digital conseguem tanto posicionar sua marca como alavancar suas vendas, reforçar a marca ou distribuir alguma informação importante.


Mas o que é um gestor de tráfego? Como ele atua na equipe?


Anúncios e tráfego pago - blog Buenas Agência

O gestor de tráfego é o profissional responsável por gerenciar os anúncios on-line da conta de uma empresa. Existem etapas do processo de performance dos anúncios e veremos todas elas mais adiante. Estes profissionais dominam diversas ferramentas de anúncios, sendo as mais populares:


Meta Ads

O Meta Ads é um gerenciador de mídia pago próprio do Meta (antigo Facebook) para quem deseja anunciar nas redes sociais. A plataforma oferece uma grande variedade de formatos de anúncios que vão além do impulsionamento de uma publicação, com opções para diversos tipos de orçamentos. É possível criar, acompanhar, alterar e otimizar as campanhas e anúncios através deste gerenciador. Também é possível extrair relatórios de métricas para manter a qualidade da performance dos anúncios através dos resultados. Para gerenciar uma campanha no Meta Ads, o gestor de tráfego digital precisa ser administrador de uma página da empresa e ficará responsável por todos os dados da mesma, o que implica em desenvolver o trabalho com profissionais de sua inteira confiança e com experiência na área, já que o Meta possui padrões e políticas expressivas em relação aos anúncios. Caso essas especificidades não sejam seguidas, o perfil ou a página podem ser retirados do ar, o que causa grande transtorno e impede que campanhas continuarem rodando.


Google Ads

O Google Ads concentra as ferramentas de marketing do Google, tanto search, quanto vídeos e display. As palavras-chave de busca são escolhidas para constar no seu anúncio publicitário e como irá aparecer. O sistema do Google avalia seu lance e também pondera de acordo com a qualidade do seu anúncio, da sua conta, da página de destino que seu anúncio direciona e escolhe, em milésimos de segundos, os ganhadores do leilão. Isso faz com sua marca se coloque nas primeiras posições de pesquisa. Aqui o importante é escolher palavras que têm muito a ver com o seu negócio e que tenham pouca concorrência, aumentando a probabilidade de ter seu anúncio exibido. Um diferencial é escolher onde e quando performar sua campanha, já que alinhando seu público-alvo com sua persona, o resultado é mais assertivo. Sobre a cobrança dos anúncios, é sempre por clique. Essa é uma ferramenta também chamada de CPC – Cost Per Click.

Mas a otimização dos anúncios ou como o algoritmo distribui a visualização do seu conteúdo pode ser feita tanto pelos cliques recebidos, quanto por impressões ou por conversões. As especificações para publicação são simples: três títulos de até 30 caracteres e 2 descrições de até 90. Entretanto é possível fazer anúncios com até 10 de cada desses elementos e testar o que traz melhores resultados.


Tipos de campanha que podemos encontrar no Google Ads


-Campanhas de pesquisa: são anúncios de texto nos resultados da pesquisa que permitem alcançar o público-alvo ao pesquisarem no Google produto e/ou serviços que você oferece. O anúncio pode ser exibido próximo aos resultados de pesquisa quando são procurados termos relacionados às suas palavras-chave.

-Campanhas de display: voltadas para veicular anúncios visualmente atraentes na Rede de Display do Google. A Rede de Display ajuda você a alcançar seu público enquanto elas navegam em milhões de sites, apps e demais empresas ligadas ao Google, como YouTube e Gmail.

-Campanhas de vídeo: mostram anúncios nas redes de pesquisa e de vídeo do YouTube, auxiliando sua empresa a expandir seu alcance e impactar possíveis clientes. São as campanhas no YouTube. Quando você está assistindo a vídeos e é impactado por anúncios, é o Youtube Ads em ação, entregando os possíveis conteúdos que possam te interessar de acordo com o tema que está assistindo, localidade em que está no momento, dentre outros parâmetros.

-Campanhas do Shopping: promove seus produtos exibindo informações detalhadas sobre o que está à venda, antes mesmo deles acessarem o anúncio. Esta modalidade não permite escolha das palavras-chave, sendo estes do próprio Google. A principal vantagem da Campanha de Shopping é que o anunciante só paga quando ocorre o clique e os leads são mais qualificados.

-Campanhas para apps: permite encontrar novos clientes e aumentar as vendas dentro do app. É utilizada para promover seu app na rede de pesquisa no Google Play, Youtube, Discover e Rede de Display. É necessário fornecer à plataforma alguns recursos como imagens, ideias de anúncio de texto e seu gestor de tráfego define os lances. O Google usa esse conjunto de informações do próprio aplicativo para gerar e otimizar automaticamente os anúncios.

-Campanhas locais: campanhas criadas com o objetivo de atrair pessoas para um local físico, por exemplo uma loja. Este anúncio entrega informações necessárias para que o cliente decida quando e como visitar essas empresas. Os anúncios podem ser exibidos na pesquisa Google, Google Maps, Youtube e Display. Para que as campanhas locais funcionem, é necessário ter uma conta no Google Meu Negócio e ativar as extensões de local no Google Ads.

-Campanhas inteligentes: a mais simples e fácil para criar e veicular, já que a inteligência e o aprendizado de máquina são colocados para trabalhar a favor dos resultados da sua conta. O anúncio inteligente necessita que seu gestor de tráfego forneça as informações da sua empresa e elementos criativos e o próprio Google disponibiliza a melhor segmentação para você aproveitar ao máximo seu tempo e dinheiro. As campanhas inteligentes permitem que o Google defina o melhor público, melhor valor de lance e até mesmo testar diferentes anúncios para definir qual deles performa melhor no seu anúncio.

LinkedIn Ads


Parte do trabalho de um gestor de tráfego é saber alocar os recursos disponíveis para a sua equipe nas estratégias mais eficientes. Com tantas opções de mídias para anúncios, não é tão simples escolher o canal mais adequado. Uma plataforma não muito apontada para uso em tráfego, mas que é muito eficaz é o LinkedIn Ads.


LinkedIn Ads é uma plataforma completa, que permite anunciar no site e no aplicativo da rede e também leva os seus anúncios para mais de 2 mil outras páginas focadas em negócios, um portfólio chamado de LinkedIn Audience Network.

A rede social voltada para o ambiente profissional pode ser um diferencial, apesar de não ser tão popular para este fim. O uso da publicidade paga é muito comum em outras redes sociais, como já vimos, e com esta não é diferente: os resultados também são satisfatórios.


Como é menos utilizado pelas empresas, pode ser um grande diferencial, já que para quem procura por novas oportunidades de negócio é excelente fortalecer a sua presença em um canal repleto de tomadores de decisão, com a possibilidade de se conectar a uma grande rede de profissionais dinâmicos e influentes.


Assim, para fortalecer a presença digital da sua marca na rede social, a plataforma permite um maior controle sobre campanhas e ações, oferecendo a possibilidade de aproximação da sua audiência de maneira personalizada.

A partir de diferentes formatos de anúncios, modelos, segmentações e formas de pagamento, é possível tornar as suas campanhas mais precisas. Além de se comunicar com a sua audiência por meio do tráfego orgânico, também é importante investir alguns recursos nesse formato de comunicação.


Para começar a performar na plataforma é necessário utilizar o Gerenciador de Campanhas do LinkedIn. O processo é todo intuitivo: após definir o objetivo, público, formato do anúncio, criar o anúncio, inserir o CTA, escolher a forma de pagamento, escolher período de veiculação e horários, está tudo pronto para o anúncio começar a ser visto na rede.


Atuação do gestor de tráfego


Atuação do gestor de tráfego Buenas

A atuação do gestor de tráfego junto à equipe de publicidade inicia no momento da estratégia. Com base na sua experiência e na análise de métricas, o gestor indica a quantidade e tipos de anúncios patrocinados que performarão melhor para o momento e também os tipos que podem ser produzidos para sua marca, como: anúncios com prova social, anúncios com prova, anúncios com garantia, anúncios quebrando objeções, anúncios com storytelling, anúncios com promessas, anúncios antes e depois.


Com as mídias em mãos, é feita a distribuição dos anúncios nas redes escolhidas seguindo os objetivos estratégicos, como: links patrocinados, rede display, redes sociais, remarketing, captura de leads, vendas, entre outros. Geralmente são feitos alguns testes para verificar como performam os anúncios, analisar o que está gerando mais resultados e otimizar o investimento.


Os anúncios que trazem os melhores retornos são os que recebem maior verba, contribuindo para que o objetivo da estratégia seja alcançado sem escoar seu investimento. Por esse motivo é importante estar atento e acompanhar de perto os insights e métricas dos anúncios, pois se durante a veiculação da campanha um anúncio performar melhor que outro, os ajustes de verba precisam ser revistos e reajustados, para que o maior número de pessoas seja impactado pela sua marca.


Atualmente você encontra gestores de tráfego que atuam de maneira autônoma, mas para que a estratégia de comunicação da sua marca seja completa e eficiente, conte com uma agência de publicidade que oferece uma entrega total, com profissionais experientes e especialistas nas respectivas áreas. Conheça a Buenas!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo