O que precisa saber antes de gravar vídeos para sua empresa

Atualizado: 27 de set.


Tudo o que você precisa saber antes de gravar vídeos para sua empresa

Gravar vídeo para sua empresa pode parecer uma estratégia fraca que não vai te render resultados. Mas e se te contarmos que é o oposto disso? Essa é uma ótima forma de envolver o seu negócio no mundo digital e gerar melhores resultados.


Está querendo fazer gravações, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, leia o artigo abaixo que preparamos para você cheio de dicas e truques para vídeos perfeitos.


Saiba como tornar seus vídeos mais profissionais


Alcançar uma aparência profissional tem mais a ver com sua técnica do que com suas ferramentas, então não precisa gastar uma fortuna em equipamentos caros. É possível gravar vídeos no Instagram, Youtube e TikTok com o que você tem agora, apenas prestando atenção em alguns detalhes importantes. Confira abaixo:


Esteja em um ambiente bem iluminado

A iluminação faz uma grande diferença na qualidade de um vídeo, portanto tenha isso como uma das suas principais prioridades na hora da gravação. Se não usar luz suficiente e com o posicionamento adequado, seu vídeo provavelmente parecerá amador, mesmo que seja ótimo em todos os outros aspectos.


A luz natural é uma das melhores fontes de iluminação para gravar vídeos. Faça o possível para filmar de manhã ou à tarde, mas tenha atenção com a luz solar direta, pois ela pode gerar sombras indesejadas.


Utilize um fundo limpo

Fundos confusos ou desorganizados podem não parecer profissionais. Procure utilizar um plano de fundo de cor sólida. Uma parede, um lençol ou uma folha grande de papel de parede são boas opções, mas certifique-se de que não esteja projetando sombras sobre ele.


Escolha um programa de edição de vídeo

Um bom programa de edição de vídeo pode ajudá-lo a transformar suas imagens brutas de maneira fácil. Existem algumas ferramentas acessíveis que podem ser usadas até mesmo pelo celular, como é o caso do InShot, que realiza edições rápidas e de maneira simples e intuitiva.


Os programas de computador oferecem edições mais sofisticadas e, consequentemente, resultados mais profissionais, mas sua utilização pode requerer um pouco mais de conhecimento.


Se você se considera leigo no assunto, utilizar as próprias redes sociais pode ser uma boa alternativa. O YouTube, Instagram e TikTok possuem ferramentas próprias de edição e o que é possível fazer neles?


● Cortar e organizar vídeos;

● Utilizar transições;

● Alterar proporções;

● Adicionar filtros e sobreposições;

● Incluir outros vídeos, imagens e áudios.


Fique atento(a) ao áudio do vídeo

A qualidade do seu áudio deve ser tratada com a mesma importância da qualidade do seu vídeo. Áudios incompreensíveis podem fazer com que seu público tenha que voltar o vídeo uma ou diversas vezes na tentativa de entendê-lo, o que pode gerar um desconforto ou até mesmo a desistência do espectador antes do término da reprodução.


Capture áudios nítidos utilizando microfones, mas saiba que não é necessário ter um dispositivo profissional para essa captação, é possível usar seu próprio fone de ouvido.


Fique atento aos ruídos que estejam ocorrendo ao seu redor e, caso seja necessário, mude de lugar. Procure um ambiente silencioso para um melhor resultado evitando interferências.


Entenda a regra de centralização

Durante o ato de gravar vídeos para as mídias sociais, é importante realizar a centralização correta do indivíduo ou objeto para que ele tenha o foco. Vídeos com clareza do assunto proposto tendem a ser mais interessantes.


Como se comportar diante das câmeras


Gravações de vídeos não são uma novidade dentro do cenário digital, mas a crescente popularidade das mídias sociais como o Facebook, Instagram e TikTok faz com que as empresas comecem a valorizar ainda mais essa ferramenta.


Estar na frente das câmeras pode ser um processo intimidante no começo, mas com algumas técnicas e persistência você vai agir de forma cada vez mais natural, se conectando com o seu público de maneira próxima e eficaz.


Confira algumas dicas abaixo de como se comportar diante das câmeras em gravações de vídeos no YouTube e TikTok. Confira também em nosso site por que utilizar o Reels do Instagram na sua empresa.


Antes de gravar, fale com você mesmo

No carro a caminho do trabalho, no chuveiro, em casa, talvez até no supermercado - se você não se importar com alguns olhares engraçados -, escolha um assunto e apenas converse.


Quanto mais você se acostumar a se ouvir falar, mais fácil e natural parecerá quando chegar a hora de colocar as câmeras em funcionamento para gravar vídeos.


Praticar, praticar e praticar

Sabemos que a prática realmente leva à perfeição. Configure sua câmera, acerte a iluminação e comece a gravar. Hoje em dia temos a facilidade de gravar, apagar e recomeçar quantas vezes forem necessárias.


Você pode praticar com um script ou simplesmente falando o que tem à cabeça. O ponto é: apenas fale! Depois assista à sua gravação com um olhar gentil. Não é fácil estar no centro das atenções. Perceba seus pontos a melhorar e foque neles nas próximas vezes.


Procure dicas de linguagem corporal e de expressão, elas são boas aliadas.


Uma outra forma fácil e interessante de praticar a sua imagem é ficar em pé na hora de gravar. Essa pequena ação faz a sua impostação vocal ser melhor, fazendo com que você aparente estar mais seguro frente às câmeras.


Encontre um espaço onde se sinta confortável

Encontrar um lugar confortável e seguro para gravar vídeos pode fazer muita diferença. Certifique-se de que este espaço tenha também uma boa iluminação e acústica.


Tenha um roteiro organizado

Um roteiro pode ajudá-lo a organizar seus pensamentos. Você pode utilizar cartazes, teleprompter e até mesmo o seu celular para isso, mas não deixe que isso seja indispensável no seu vídeo.


Conheça o seu assunto e os pontos que deseja abordar. Procure agir com naturalidade deixando as palavras e o seu raciocínio fluírem. Estudar o seu roteiro é importante para que tenha confiança diante das câmeras.


Por que gravar vídeos da sua empresa pode agregar no seu marketing?

Hoje em dia é muito raro encontrar alguma empresa que não esteja conectada no meio digital e utilizando-se de alguma estratégia de marketing para o seu crescimento e posicionamento.


A produção de um vídeo garante maior credibilidade ao seu negócio. Afinal, muitas vezes é por meio deles que uma empresa se conecta com o seu público-alvo.


Veja a baixo um passo a passo rápido de como gravar vídeos corretamente para sua empresa:


1. Posicione-se diante de uma janela para ter uma boa iluminação natural;

2. Ligue a câmera ou o celular;

3. Utilize um teleprompter, caso necessário;

4. Inicie a gravação de pé e de maneira relaxada;

5. Seja o mais natural possível. Isso irá ajudar na sua projeção vocal.


Passos simples, não é mesmo?

Mas caso ainda precise de ajuda com a produção, roteirização ou edição do seu vídeo, a Buenas pode te ajudar.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo